sexta-feira, 12 de outubro de 2012

15 meses!


15 meses de federal! Fora os outros meses de estadual e meses de estudo... bom, se somarmos os meses desde que a vontade de ir para o Canadá realmente começou, eu diria que não seriam meses mas sim anos!
Desde que casamos já conversávamos sobre o desejo de morar fora do Brasil, ter uma experiência internacional e o sr Encrenca já comentava do Canadá.
Na época a Vovó Encrenca morava conosco e não havia como ir embora com ela, hoje ela mora no céu e espero que esteja abençoando nossa decisão!
Quando ela foi embora, resolvemos vender nosso ap e ai veio o questionamento do sr Encrenca: Vamos comprar uma casa ou vamos para o Canadá?
A decisão final foi minha, claro, as mulheres sempre decidem tudo, kkk.
Na verdade é que gostamos de chegar num comum acordo, e de que adiantaria ele estar doido pra ir e eu ficar de má vontade querendo ficar!
Fiquei cheia de dúvidas, a maior de todas: como vou conseguir ficar longe da Mamãe Encrenca e do Papai Encrenca e da Maninha Enxaqueca!
Muitas lágrimas pensando nisso...
E também, como vou criar uma criança encrenca, num país estranho, sem minha família... pensei pensei pensei e na época resolvi comprar a casa...
isso jan/2009!
Um ano depois, um casal amigo nosso marcou um happy hour e deu a notícia: ESTAMOS INDO PARA O CANADÁ!
OOOPPSSS!
Como assim? Como é? Como funciona?
Ai voltaram todos os questionamentos... o Sr Encrenca doido pra ir e eu cheia de dúvidas...
até que coloquei algo em questão: Por que não tentar?
Será que daqui 10, 20, 30 anos não vou olhar pra trás e pensar: pts... E SE eu tivesse ido... E SE eu tivesse tentando... E SE... what else...
aahhhh
demorei quase um mês pra dar a resposta pro sr Encrenca... quando eu decido algo é pra valer, então teria que pensar bem em tudo...
e enfim: SIM ACEITO! VAMBORA!
Depois de ele me reconfirmar mais umas sei lá quantas mil vezes ( acho que até o momento de enviar a documentação pro estadual) eu mantive firme minha decisão!
Não é uma decisão qualquer, é uma escolha pra minha vida!
Tanto pessoal quanto profissional!
Decidimos assistir uma palestra sobre a imigração, depois fomos até à escola Babel em Curitiba, onde eu já havia conhecido o dono da escola através do meu primo, e eles nos deu maiores detalhes sobre o processo e que estávamos aptos para fazer a aplicação do processo, claro, depois de ter as x's horas de francês necessárias para dar entrada no estadual.
Antes de começar a estudar francês fizemos um curso de marcenaria... hehee foi muito legal!
Fizemos intensivão em julho 2010 e eu pensei: GENTE! NUNCA VOU CONSEGUIR APRENDER ESSE TREM!!!
Foi tenso... mas enfim, continuamos estudando... e em outubro fomos para Montreal fazer um curso de francês e também conhecer a cidade... AH SIM, esta decisão de ir pra lá veio logo no início da decisão de fazer o processo, pois em outubro ou novembro iríamos tirar férias, e eu achei uma boa ideia conhecer o país, afinal como ir pra lá se nem sabia como era!
Como já estavamos nos preparando para viajar naquelas férias, acabou dando certo, e aproveitando que curso no Canadá contava pontos no processo( hoje não sei se ainda conta) fomos passear e estudar!
O que digo que foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Tanto por conhecer Montreal e Quebec(Ville de Quebec)
Pelos novos amigos, pela experiência com a língua, tudo foi maravilhoso... o ruim mesmo foi que não tínhamos vontade de voltar mais.. já queríamos ficar por lá! hehehe
Durante estes 15 meses de processo, sempre quando fico pensando: e esse mês, será que vem o combo?
Fecho os olhos e chego a sentir o ar de Montreal... vejo as ruas, as casas... as vezes acho que to vivendo duas vidas...
Agora voltando novamente das férias deste ano... a ansiedade aumentou muito, muitos amigos já foram...
sinto saudades deles também e um desejo ENORME de que nossa nova vida comece logo!
Mas confesso, tenho medo... medo de chegar lá e ficar com muita dor de saudade dos meus pais e irmã...
medo de não conseguir me comunicar... de não conseguir fazer uma entrevista de trabalho, pois mesmo aqui no Brasil falando português eu já fico MEGA SUPER ULTRA NERVOSa em entrevistas de trabalho... gaguejo... imagine lá falando outras linguas...
Acho que os medos fazem parte... e precisarei enfrentá-los...
Acho também que já é uma grande superação, não só pra mim mas pra todos que também estão nesta luta, ter passado por toda esta longa espera, e que pelo visto, e também eu espero muito... está prestes a terminar!
Deus abençoe muito todos que estão neste processo, que haja uma chuva de pedidos de exame para todos de 2011 e que em 2013 possamos fazer uma BIG FESTA no Canadá!
NOSSA como escrevi... é pra compensar a ausência do blog... gostaria de escrever mais, mas as vezes não tenho muitas ideias, e também acho que ninguém lê... massssssssssssss sempre que eu puder e estiver inspirada escreverei!

Ah sim, não poderia deixar de desejar a todos um Feliz Dia das Crianças! ;-)

3 comentários:

  1. oi Mamãe Nádia! que legal que me escreveu! Sempre que tivermos uma notícia interessante postarei aqui! Tem alguns blogs que sigo ai ao lado se quiser dar uma olhada, vou incluir o seu também! Beijinhos! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    Já esta chegando quase chegando os nosso exame médico, imagino a aflição que voce passou mas ainda bem que decidiu ir para o Canada.
    Abraços
    Adu

    ResponderExcluir
  3. olá Adu! Amém! Deus há de querer que logo chegue nossos vistos! Estou pedindo a Deus pra que ilumine os "homi" do consulado pra que eles consigam enviar todos os pedidos de exames pendentes e que logo chegue nossa vez! E que logo estejamos com o visto em mãos! Boa sorte pra todos nós e não vamos perder o otimismo não é!

    ResponderExcluir